Destaques
  Programa Fornos Vida
Publicado: 2010-07-22
Os idosos do concelho de Fornos de Algodres estão a poder frequentar, pela primeira vez, um programa de actividade física regular, devidamente orientado, tendo em vista a melhoria da sua qualidade de vida e a elevação da sua auto-estima. Este projecto pioneiro, que recebeu o nome de “FornosVIDA”, é dirigido aos munícipes com idade igual ou superior a 50 anos, ou com idade inferior, desde que reformados. As inscrições, gratuitas, tiveram uma aceitação fenomenal, ultrapassando neste momento os 300 participantes.

Organizado pela Câmara Municipal de Fornos de Algodres, em parceria com as Juntas de Freguesia e Instituições particulares de solidariedade social aderentes, o programa “FornosVIDA” propõe-se reduzir os factores de risco relacionados com o processo de envelhecimento, combatendo a inactividade e o sedentarismo, diminuindo, em simultâneo, o crescente isolamento desta faixa etária, através da sua integração social.

No âmbito desta iniciativa, um técnico com formação superior em Educação Física e Desporto está a deslocar-se, semanalmente, aos locais definidos pelas entidades aderentes a fim de ministrar as actividades regulares que vão abranger diversas modalidades: ginástica, boccia adaptada, caminhadas, dança, entre outras. Para além disso, todas as pessoas que demonstraram interesse, começaram no dia 15 de Março a frequentar a Piscina Municipal para aulas de Hidroginástica e Hidroterapia devidamente orientadas.

Neste momento, dezoito instituições do concelho de Fornos de Algodres, já aderiram a este projecto inovador, no qual todos os participantes devem apresentar uma declaração médica que ateste a sua disponibilidade para a realização de actividade física.

Como complemento, a população idosa também vai ter à sua disposição, uma vez por mês, a possibilidade de participar em acções pontuais, bastante diversas, nas áreas da segurança, nutrição, workshops e rastreios médicos.

O estímulo à adopção de estilos de vida saudáveis possibilitará, segundo a autarquia de Fornos de Algodres abrandar e adiar a incapacidade causada pelo envelhecimento, criando e mantendo o bem-estar em todas as idades. Os benefícios são evidentes: melhor equilíbrio, mais força, melhor coordenação psicomotora, flexibilidade e resistência.

Fonte desta notícia: http://www.cm-fornosdealgodres.pt/nt_154.php
© Copyright Freguesia Casal Vasco 2008-2017