Destaques
  Bodas de ouro sacerdotais / Homenagem ao Sr. “Antoninho”
Publicado: 2010-07-27
Bodas de ouro sacerdotais / Homenagem ao Sr. “Antoninho”

No passado dia 13 de Junho o Casal Vasco embelezou-se e encheu-se de alegria para comemorar no dia do seu padroeiro, Santo António, as Bodas de Ouro Sacerdotais de um filho desta terra, Monsenhor Doutor Alfredo de Almeida Melo.

A festa começou pelas catorze horas com uma arruada pela Banda Musical de Fornos de Algodres, Batuta da Alegria.

A festa religiosa iniciou-se pelas quinze horas com a procissão de Santo António, pelas ruas da aldeia, que foi presidida pelo senhor Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, que de seguida presidiu também à eucaristia, onde estiveram presentes vários sacerdotes, destacando-se o actual Pároco, senhor Padre Ramos, dois antigos párocos (P.e Freirinha e P.e José Pedro), o nosso conterrâneo P.e Júlio (irmão de Monsenhor Alfredo). Estiveram também presentes algumas autoridades: Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Presidente da Junta de Freguesia de Casal Vasco, Presidente da Junta de Freguesia de Povolide e Comandante do Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres.

No final da missa foram entregues duas lembranças a Monsenhor Alfredo em nome da Paróquia de Casal Vasco.

No final da celebração as pessoas deslocaram-se até à casa onde viveu o senhor António Homem de Melo, poeta popular, que escreveu vários monólogos e várias peças teatrais, que por vezes ele próprio representou em palco, para descerrar uma lápide de reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol da cultura desta terra, sendo um dos pontos altos e comoventes da festa.

Ai discursou o senhor Presidente da Junta, Dr. Américo Domingues que nos explicou os motivos desta homenagem, e teceu alguns comentários acerca da obra do “sr. Antoninho”. Seguiu-se um discurso do filho mais velho, Sr. P.e Júlio em nome da família, que agradeceu à Junta de Freguesia a homenagem e fez uma resenha da vida de seu pai. No final foram declamados alguns monólogos pela sua filha senhora Maria Adelaide, que deixou os presentes perplexos.

Por fim seguiu-se um lanche convívio no salão da Junta de Freguesia oferecido pelo senhor Padre Júlio, onde actuou a Banda Musical, foram representados pelo senhor José de Pina dois monólogos e foi passado um vídeo em forma de reportagem da vida de Monsenhor Alfredo.

O dia 13 de Junho de 2010 foi um dia importante para a nossa freguesia e ficará na memória de todos os que se associaram, por ser o dia do nosso padroeiro, pela festa dos cinquenta anos do nosso ilustre conterrâneo Monsenhor Alfredo e pelo reconhecimento e homenagem a um homem simples mas com uma grande capacidade de poeta, que sempre dignificou a sua terra, senhor António Homem de Melo.

(Mais fotos na Galeria de Imagens, álbum "Sr.António Homem Melo e B. Ouro")
© Copyright Freguesia Casal Vasco 2008-2017