Destaques
  Homenagem Dr. Carlos Figueiredo Nunes
Publicado: 2010-07-27
29 de Maio de 2010


No passado dia 29 de Maio, realizou-se no Casal Vasco, uma homenagem póstuma ao saudoso senhor Dr. Carlos de Figueiredo Nunes, dia em que completava 25 anos que deixou de conviver connosco.

A concentração foi junto à sua residência na Praça que tem o seu nome, tendo sido atribuído em Setembro de 1978, onde compareceram em grande número, familiares, amigos, conterrâneos, para participarem na referida homenagem.

O programa iniciou-se com uma romagem ao cemitério, onde foi colocada uma coroa de flores pelo sr. Presidente da Junta em nome das pessoas da freguesia do Casal Vasco e foi rezada uma oração presidida pelo Nosso Pároco, o senhor P.e Ramos.

De regresso à Praça, foi descerrada uma lápide na sua residência, para manifestar o reconhecimento das pessoas da freguesia por tudo aquilo que ele fez por estas duas povoações, e para que seja mantida viva a sua presença entre nós.

Seguiu-se um discurso do senhor Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Américo Domingues, que explicou o motivo da homenagem e teceu algumas considerações acerca dos feitos do Dr. Carlos pelo Casal Vasco.

Discursou em seguida o Sr. Eng.º Carlos Monteiro, afilhado, em que nos apresentou a face humana do Dr. Carlos e da sua convivência com ele, recitando no final do seu discurso alguns versos escritos pelo Dr. Carlos.

No final discursou o filho, senhor Eng.º Carlos Nunes, que em nome da família agradeceu à Junta de Freguesia a iniciativa de homenagear o seu pai, agradeceu a presença de todos, e lembrou o homem que foi o seu pai, para a família e para os seus conterrâneos.

De seguida foi celebrada uma missa na capela de Nosso Senhor dos Loureiros em memória do Dr. Carlos e esposa, presidida pelo senhor P.e Ramos e coadjuvado pelo nosso conterrâneo, senhor P.e Júlio. Na homilia foi lembrado a parte cristã e humana do homenageado. No final da eucaristia foi lida pela senhora Leonilde o poema intitulado de “Aldeia”, deixando todos os presentes muito emocionados.


Por fim as pessoas deslocaram-se até ao salão paroquial onde receberam um livro, que contém os escritos do sr. Dr. Carlos sobre a sua terra natal, seguindo-se um lanche de confraternização que terminou com muita alegria com as canções do Casal Vasco, que foram escritas pelo poeta, amigo, saudoso, Dr Carlos de Figueiredo Nunes.

(Mais fotos na Galeria de Imagens, álbum "Homenagem Dr. Carlos F. Nunes")
© Copyright Freguesia Casal Vasco 2008-2017