Destaques
  Resultado Pedido de Classificação Freixos
Publicado: 2010-04-20
Caros visitantes,

O Sr. António Pina chamou a atenção desta freguesia para a realidade das árvores que devido ao seu porte, história e importância para as comunidades locais são classificadas como Árvores de Interesse Público.

Após esta chamada de atenção, foram feitos contactos no sentido de abrir o processo de classificação dos nossos Freixos do Rossio.
A resposta chegou esta semana, e infelizmente é a seguinte:

"Exmº Senhor Carlos Domingues

Procº KNJ5/602

No seguimento do pedido de classificação de interesse público dirigido por V.Exªs via correio electrónico à Autoridade Florestal Nacional relativo a três freixos existentes na Freguesia de Casal Vasco - dois no Largo do Rossio e o outro na rua do Cemitério, informa-se:

1 - Apesar de se reconhecer e concordar inteiramente com o empenho de V.Exª na preservação destes exemplares, as referidas árvores não satisfazem outros critérios para se considerar como de “interesse público”, referimo-nos à raridade das espécies presentes.

2 - Outras das razões que se prendem com a não classificação destes exemplares, reside no facto dos freixos do Largo do Rossio apresentam ramos partidos, podridões e ramos que poderão cair quando sujeitos a ventos fortes, pondo em perigo a segurança pública.
Alguns ramos estão suportados por cordas que por sua vez estão apoiados noutros ramos o que as descaracterizam como árvores de interesse público.

3 - O freixo existente na Rua do Cemitério apresenta alguns problemas fitossanitários e trata-se de uma árvore de porte vulgar, pelo que igualmente dá-se parecer desfavorável à classificação de interesse público desta árvore.

4 - Fazemos ainda notar que a classificação de interesse público é de interesse nacional, o que não exclui a possibilidade destas árvores virem a ser classificadas de interesse concelhio através de postura municipal.
Caso V.Ex.ª o deseje, poderá desencadear o processo junto da Câmara Municipal da Guarda.

Os nossos melhores cumprimentos,

O técnico"

Apesar da resolução da ANF ser negativa, a Junta de Freguesia já iniciou o pedido de classificação junto da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, para que os Freixos sejam classificados como de Importância concelhia. Mais ainda, apesar de os Freixos não serem de importância Nacional, para nós Casalvasquences estes devem continuar a ser símbolo da nossa identidade.

Carlos Domingues
© Copyright Freguesia Casal Vasco 2008-2017