Capelas
Senhora da Encarnação

Capela quatrocentista de Nossa Senhora da Encarnação, que foi instituída em 2 de Setembro de 1481 e fica situada a nordeste à saída da povoação.
É alta, elegantíssima, bem lançada, de boa cantaria, à fiada, toda coroada de ameias, em ar de fortificação acastelada.
No interior e exterior da capela pode-se constatar que a grande maioria das pedras têm um símbolo, que segundo alguns arqueólogos esse símbolo corresponde à numeração da pedra para a construção.

A esta capela foi instituída um vinculo em 2 de Setembro d e 1481, na presença do Rev. Pároco Luiz Gonçalves e da maioria dos moradores de Algodres, por Luiz de Cáceres, viúvo de Dona Isabel de Melo, Escudeiro Fidalgo de S. S. M. M. D. Afonso V, D. João I, e D. Miguel. Em 1755 estava na posse de Aires de Sá e Melo, Fidalgo da casa Real, Conselheiro, Ministro, Embaixador e Secretário de Estado, residente em Anadia, passando pouco depois para a Casa da Ínsua.
Hoje esta capela é propriedade da Fábrica da Igreja Paroquial de Casal Vasco, por doação dos seus últimos possuidores José Joaquim de Olazabal y Albuquerque e seu filho Vicente Maria de Brito e Cunha de Olazabal Albuquerque.
© Copyright Freguesia Casal Vasco 2008-2017