Acção Social - Apresentação
A Associação Para o Desenvolvimento Social do Ramirão, fundada em 1986 é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que “(...) tem como objectivos:
a) promoção social e desenvolvimento económico-social do Ramirão;
b) apoio á infância, juventude e terceira idade;
c) desenvolvimento de iniciativas culturais e desportivas; (…)”, isto de acordo com o artigo 2.º dos Estatutos desta Instituição.

Esta Instituição desempenha um importante papel no desenvolvimento económico e social da freguesia de Casal Vasco, concelho de Fornos de Algodres. Desta forma, tem em funcionamento uma estrutura dinâmica que vai de encontro às necessidades imediatas da população mais carenciada desta comunidade.

Assim, e tendo em atenção as constantes mutações nas necessidades da nossa população, esta Instituição tem vindo a apostar em novas respostas sociais. Prova disso, foi a realização de uma candidatura ao Programa Operacional de Emprego Formação e Desenvolvimento Social, Acção-Tipo 5.6 com vista à construção de um Centro de Noite.

O presente Centro de Noite do Ramirão a foi construído de raiz tendo por base doação do terreno por um dos habitantes da aldeia (sócio da associação) onde este se encontra construído, após a legalização da doação do terreno a esta associação, demos inicio a todos os parâmetros legais para construção do Centro de Noite, de acordo com o aprovado em candidatura.

Assim o presente de Centro de Noite é constituído pelos seguintes espaços:
# 1 Hall
# 1 Sala de Vigilante / Recepção
# 1 Quartos duplos com casa de banho privativa e cama articulada
# 5 Quartos duplos com casa de banho privativa
# 4 Quartos individuais com casa de banho privativa;
# 1 Lavandaria
# 1 Rouparia
# 1 Sala de Arrumos e Limpeza
# 1 Gabinete da Direcção
# 1 Sala de reuniões
# 1 Gabinete Médico/Enfermagem
# 1 Cozinha com Despensa;
# 1 Sala do Pessoal com Casa de Banho privativa
# 1 Sala de Estar - Convívio/Refeições
# 1 Casa de Banho para deficientes
O Centro de Noite do Ramirão pretende proporcionar às pessoas idosas uma alternativa válida à institucionalização, por proporcionar um espaço de apoio durante a noite, designadamente quando, por razões de isolamento ou solidão, esta é percebida como um período perturbador do seu bem-estar pondo em risco a aspiração e efectiva vontade de se manterem no seu domicílio.

Desta forma, este Centro de Noite, e respeitadas as próprias normas estipuladas pela Segurança Social, esta é uma estrutura que tem por base o apoio eventual e temporário que pretende dar resposta às seguintes situações:
I. Isolamento geográfico ou social por, respectivamente, residirem longa da comunidade local e pela ausência de redes de suporte informal que possam dar apoio;
II. Solidão, sentimento que pode advir de situações de isolamento;
III. Insegurança, traduzida, nomeadamente pela incapacidade em lidar com situações perturbadoras como é por exemplo, a morte ou afastamento da pessoa com quem se residia.

Para mais informações ou qualquer esclarecimento não hesite contactar-nos pois teremos todo o prazer em esclarece-lo!
© Copyright Freguesia Casal Vasco 2008-2017